Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

Bienal do Livro 2010

(Ziraldo dando autógrafo no stand da Melhoramentos)

Salão de Ideias

Xexéu (jornalista), Garambone (Diretor do Esporte espetacular, da Globo), Milton Leite (narrador do SporTV) e Barreto (Apresentador e comentarista do SporTV)
(Maurício de Sousa autografando)

Editora Panini

Sessão de autógrafos com o Maurício de Sousa (criador da Turma da Mônica).

Revista Mad

(Ilustrador da Revista Mad fazendo caricaturas no Stand da Panini)

21ª Bienal do Livro

A 21ª Bienal do livro preparou uma programação cultural rica e diversificada, com muitas atividades e muita interatividade. Nesta edição contou com a presença de escritores brasileiros a autores internacionais. Está focada em 4 temas principais: Monteiro Lobato, Clarice Lispector; Lusofonia e Livro Digital. Com o objetivo de aumentar o número de leitores e democratizar o acesso ao livro.
A Bienal do livro ocupa uma área de 60 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições do Anhembi .É o terceiro maior evento do gênero do mundo.
O livro digital por sinal foi uma nova tecnologia para a Bienal. É um livro em formata digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos tais como computadores, PDAs ou até mesmo celulares que suportem esse recurso.
Segundo Mike Schatzkin, daqui a cinco anos os livros digitais representarão entre 60% e 70% do mercado nos Estados Unidos.
No Brasil, isso deve demorar mais para acontecer. "Há algumas barreiras, e a principal delas é o alto custo do hardware", afirmou, referindo-se aos e-readers (aparelhos para leitura de livros digitais). Shatzkin, que diz não ler nada em papel há três anos e meio, acredita que o mercado editorial passará por uma grande transformação por causa dos livros eletrônicos. "Num mundo de livros de papel, é preciso ter um conhecimento específico desse formato, e também capital para imprimir e distribuir", explica. A Bienal também tem um espaço onde é uma cozinha para a preparação de pratos durante os 40 workshops realizados com a presença do público. O explorador Discovery Kids é uma criança que explora a vida na medida que vai crescendo, de uma forma alegre e divertida, descobrindo a cada passo, o incrível e fantástico mundo que a rodeia, o evento é composto por 2 atividades.
Enfim é um evento que acontece todo ano na cidade de São Paulo. A Bienal 2010 veio com a sua tremenda capacidade de alegrar e trazer a curiosidade ao público tanto para jovens, crianças ou idosos para querer navegar mais e mais em suas atividades, histórias e tecnologias, com o objetivo de fazer as pessoas se aprofundarem e se interessarem mais por livros.